Estilos de Personalidades - Comunicação Oral

1. O QUE SÃO ESTILOS DE PERSONALIDADE?

Os estilos de personalidade são a linguagem do comportamento observável. Se você observasse, durante alguns momentos (ou algumas horas), como as pessoas se comportam em uma dada situação, você iria verificar seus estilos de personalidade em ação.
No curso de suas experiências diárias, você interage com uma variedade de pessoas com estilos de personalidade diferentes, que exercem impacto sobre a forma como você age e toma decisões.
Quando você começar a observar seus amigos, membros da família e colegas de trabalho, você verá personalidades diferentes se revelando diante de seus olhos.
Todas as pessoas possuem estilos de personalidade que são uma combinação de quatro estilos básicos: estes estilos são conhecidos, em inglês como DOMINANCE, INFLUENCE, STEADINESS e COMPLIANCE.

2. PORQUE OS ESTILOS DE PERSONALIDADES SÃO IMPORTANTES?

PRIMEIRO: Tornar-se um comunicador melhor.

É difícil comunicar-se bem, com pessoas que você não compreende.Freqüentemente,você interpreta de forma incorreta, ações ou palavras de outra pessoa e muitas vezes se sente frustrado ao se relacionar com aquelas, cujas personalidades são opostas a sua.
Uma vez que você compreende como determinar o estilo de personalidade da outra pessoa, você encontra a chave para uma comunicação melhor.
Lembre-se - antes, você deve permitir que seu próprio estilo da personalidade seja flexível. Se você quiser se relacionar bem com uma pessoa que é forte e direta, seja forte e direto com ela. Se você quiser se comunicar melhor com uma pessoa que é amigável e otimista, seja amigável e otimista com ela. Se você procura ser compreendido por uma pessoa que é paciente e prática, seja paciente e prático com ela. Se você quiser reduzir conflitos com uma pessoa que é exata e analítica, seja exato e analítico com ela.
Tradicionalmente, antes que você possa identificar o estilo de personalidade de uma outra pessoa, você deve investir algum tempo OBSERVANDO esta pessoa, procurando determinadas características, tais como: interações pessoais, sugestões verbais, linguagem corporal e características dos lugares onde vive.

SEGUNDO: Resolver ou impedir conflitos.

Quando você compreende porque alguém fez ou disse algo, é menos provável que você reaja negativamente. Ter consciência das motivações subjacentes do outro, pode permitir que você resolva os conflitos antes mesmo que estes aconteçam.
Por exemplo, quando você está jantando fora com alguns amigos e uma pessoa toma constantemente todas as decisões pelo grupo, você começa a se irritar? Talvez, você prefira que o grupo possa discutir as opções. De fato, você realmente não se importa aonde vai ou o que vai comer, porque na maioria das vezes, você quer apenas apreciar a companhia de seus amigos.
Digamos que você seja um Alto I - quando você perceber que a pessoa que está tomando as decisões pelo grupo, é um Alto D, você poderá ajustar suas expectativas às dela de maneira harmoniosa e em seguida ela irá interagir com você da maneira esperada.

TERCEIRO: Observar as diferenças

Você sabe que as pessoas são únicas, mas às vezes você se sente frustrado com aquelas que não combinam completamente com seu estilo de uma comunicação. Talvez seu amigo seja analítico e queira saber todos os fatos, enquanto você quer apenas expor aproximadamente, sua idéia. Se você compreender que ele é um Alto CD, e que você é um Alto SI, você realmente não poderá esperar outra coisa. Sabendo disso, você compreenderá melhor o estilo detalhista dele e fornecerá todos os fatos que puder reunir.

QUARTO: Ganhar credibilidade e influência

Cada interação que você tem com as pessoas, causa elevação ou redução de credibilidade e influência. Você encontrou-se com uma pessoa que não para de falar sobre si mesma? Quando você a vê, você, imediatamente a evita? O comportamento dela fez com que perdesse a credibilidade com você. Inversamente, uma pessoa que possui um estilo de personalidade mais próximo ao seu, ganhou credibilidade com você e merece seu tempo. Conhecendo o estilo de personalidade do outro, você pode imediatamente ganhar credibilidade e influência adaptando-se a ele.

Fonte: http://www.disconline.com.br/WhatisDisc.asp